quinta-feira, 27 de maio de 2010

Transportes da Membrana

A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade. Em uma solução encontra-se o solvente (meio líquido dispersante) e o soluto (partícula dissolvida). A membrana plasmática é seletivamente permeável, ou seja, permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.
As moléculas que atravessam livremente pela bicamada lipídica são moléculas pequenas polares não carregadas e moléculas pequenas apolares. Já as moléculas grandes e as pequenas polares carregadas atravessam pelas proteínas presentes na membrana. Para uma molécular passar pela proteína é feito um reconhecimento, ou seja, cada proteína tem sua espeficidade. Por exemplo: Existem algumas proteínas que só carregam íons, por isso chamadas de proteínas de canais iônicos.

  • Transporte Passivo

Ocorre sempre a favor do gradiente, no sentido de igualar as concentrações nas duas faces da membrana. Esse transporte não envolve gasto de energia e pode ser dividido em difusão simples e difusão facilitada.

- Difusão simples é a passagem de substâncias pequenas e não carregadas. A osmose é um tipo especial dessa difusão. Na osmose a água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menos concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão com que a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.
A osmose não é influenciada pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica e são isotônicos. Caso sejam separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional.
Quando se comparam soluções de concentrações diferentes, a que possui mais soluto e, portanto, maior pressão osmótica é hipotônica.
Separadas por uma membrana, há maior fluxo de água da solução hipotônica para a hipertônica, até que as duas soluções se tornem isotônicas.




- Difusão facilitada: Para algumas substâncias passarem pela membrana é necessário a presença da proteína permease, que tornam a membrana permeável para a passagem da substâncias. As substâncias passam do meio mais concentrado para o menos concentrado.
Existem dois tipos de permease, as proteínas canal e as proteínas carreadoras. A proteína canal forma um canal na membrana, ela é especifica e nem toda substância pode passar por ela

A proteína carreadora é específica para certas substâncias. Inicialmente a substância se liga a um sítio de ligações especificas para ela, assim sendo a proteína muda de conformação e transfere a substância para o outro meio.



  • Transporte Ativo

Neste processo, as substâncias são transportada com gasto de energia, podendo ocorres do local de menor para o de maior concentração, ou seja ele é contra o gradiente de concentração. Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons. O transporte ativo age como uma ´"porta goratória". A molécula a ser transportada liga-se a molécula transportadora ( proteína da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana. Gira,novamente, voltando à posição inicial. A bomba de sódio e potássio é um exemplo desse transporte.







3 comentários:

  1. material muito bom, rico em conteúdo importantes

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado por postar isso, eu consegui finalmente entender

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por sanar minhas duvidas

    ResponderExcluir